Os 6 erros mais comuns das empresas nas redes sociais

 

 

As mídias sociais se tornaram o local preferido das marcas para colocarem em prática as ações de marketing, vender produtos e divulgar serviços. Contudo, como sempre falamos em nossos artigos, não basta apenas estar presente, é preciso ter conhecimento de como as redes funcionam e quais as melhores estratégias para cada negócio.

 

Por isso, listamos abaixo os 6 erros mais comuns cometidos pelas marcas quando começam a se aventurar pelas redes sociais. Confiram!

 

1. Falta de estratégia

 

Muitas empresas entram nas redes sociais sem ao menos saber o motivo. Não basta criar uma conta e simplesmente postar coisas aleatórias. É necessário criar um plano com objetivos e passos para se conectar com o público-alvo, detalhando exatamente as estratégias de postagens para que o engajamento aconteça. Dessa forma, você poderá testar os conteúdos e verificar o que realmente funciona para a audiência. 

 

2. Não ter periodicidade

 

Imagine entrar no perfil de uma empresa e perceber que a última postagem foi feita há 2 meses. Estranho, não? No mínimo, essa marca passará uma imagem negativa sobre o padrão de qualidade no relacionamento com o cliente, ou até que ela não existe mais. É preciso ser fiel à periodicidade e respeitar ao máximo a estratégia de postagens. Páginas largadas e com longos períodos de intervalo entre os posts influenciam na decisão de compra dos clientes.

 

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3. Design e conteúdo amador

 

O visual de uma página é extremamente importante nas redes sociais, afinal, a primeira impressão é a que fica. Contudo, muitas empresas menosprezam o design e preferem seguir no amadorismo. Imagens distorcidas, logos mal planejados e fotos com má qualidade repelem clientes. Se a marca não preza pela sua própria imagem na Internet, imagine o tratamento com o cliente.

 

O mesmo podemos dizer do conteúdo: textos com erros graves de português e gramática são imperdoáveis. Contrate uma boa equipe de marketing e comunicação para criar uma identidade visual, além de gerenciar o conteúdo que vá de encontro aos valores da sua marca e JAMAIS opte pelo amadorismo.

 

4. Não integrar outros canais

 

O marketing digital é composto por várias diretrizes que devem caminhar em conjunto. Não basta ter apenas uma conta nas redes sociais, é preciso criar conteúdos de qualidade para abastecê-la. Para isso, tenha um site onde as pessoas possam encontrar informações sobre a empresa, além de um blog atualizado que possa abastecer as mídias com notícias e outros conteúdos pertinentes ao negócio. Juntamente, o e-mail marketing ajudará a enviar os conteúdos ao seu público e integrar todas as plataformas.

 

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5. Falta de comunicação

 

As redes sociais são um canal de relacionamento com os clientes e, por isso, deve ser acompanhada diariamente. Todos já passaram pela experiência de enviar mensagem para o perfil de uma empresa e nunca mais receber uma resposta. Esse comportamento transparece desleixo e falta de respeito com o público. Se você não tem tempo para fazer esse acompanhamento, contrate uma empresa especializada que gerenciará seu perfil todos os dias. Caso contrário, é melhor nem criar uma conta.

 

6. Não se atentar às métricas

 

As métricas são parte fundamental do gerenciamento das redes sociais, pois apenas por meio delas será possível saber se a sua estratégia de marketing está funcionando. É preciso criar e fazer o acompanhamento de campanhas e anúncios nas redes a fim de atingir seu público de forma certeira. Por vezes, é até necessário mudar estratégias no meio do caminho, caso a ação não esteja atingindo o objetivo esperado. Dessa forma, você precisará de pessoas qualificadas que entendam do assunto para lhe ajudar.

 

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