Como se destacar com um conteúdo de qualidade

 

Você já parou para pensar no que era a Internet em meados dos anos 2000? O Google ainda engatinhava e os sites de busca se limitavam ao Alta Vista ou Cadê, cujos resultados nem se comparam à abundância de conteúdo que temos hoje.

 

A conexão era discada, os sites demoravam para carregar e os celulares eram meros aparelhos que só faziam chamadas e enviavam SMS, no máximo tinham o famoso jogo da cobrinha para nos entreter em momentos de tédio. Se pensarmos em termos de interatividade, éramos apenas meros espectadores: não podíamos comentar conteúdos ou compartilhar ideias, a não ser em fóruns muito específicos, nada parecido com o que as redes sociais nos oferecem atualmente.

 

Os anos passaram e muita coisa mudou. Fomos do “quase nada” para “muito”. É um verdadeiro mar de interação, com conteúdos e opiniões, onde fica complicado identificar o que é realmente verdade ou o que é mentira. Em meio a tudo isso, a questão que martela em nossa mente é: como se destacar nesse montante de assuntos e matérias que surgem diariamente?

 

Segundo o Internet Live Stats, todos os dias são criados aproximadamente 5 mil posts, são enviados 2 milhões de e-mails e 56 mil buscas são feitas no Google por segundo.  O que esses dados querem dizer é que já não é mais o bastante abrir o Word e escrever um artigo que você considere interessante, pois o risco de ele ficar perdido entre tantos outros é muito grande.

 

Dessa forma, separamos algumas dicas abaixo para que o seu conteúdo faça a diferença.

 

1- Defina o seu público-alvo: é importante saber quem você quer que receba o seu conteúdo, onde ele está e qual o perfil.

 

2- Solucionar: quais são os problemas  e dúvidas do seu público? Não adianta fornecer conteúdo que não supra as necessidades dele. Para descobrir é necessário pesquisar dados e tendências, para assim, fornecer mais do que conteúdo: soluções.

 

3- Segmentar: nenhum público é 100% igual, pois nem todos possuem o mesmo grau de conhecimento. Por isso, na hora de produzir conteúdo é essencial lembrar que enquanto alguns precisam de informações mais aprofundadas e detalhadas, outros já sabem alguns dados sobre aquele assunto.

 

4- Regularidade: é imprescindível que o seu conteúdo seja produzido regularmente. De nada adianta fazer um post hoje e outro daqui 15 dias.

 

5- Humanidade: escreva textos mais descontraídos e reais. Lembre-se que conteúdos robustos tendem a ser mais cansativos.

 

6- Seja verdadeiro: cite fontes e tenha cuidado com o conteúdo que posta. Não seja mais um na Internet que dissemina informações falsas.

Deixe seu comentário